5 plantas para cultivar dentro de casa e dar um up na decoração.
Para muitas pessoas decorar é sinônimo de gastar muito. Realmente é necessário investir algum dinheiro, mas com criatividade e um pouco de conhecimento em jardinagem, é possível transformar um ambiente, respeitando o seu bolso. Flores e plantas deixam qualquer espaço lindo e cheio de vida, por isso, selecionamos algumas espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos e de quebra dar um up na decoração da sua casa!
O primeiro passo é analisar as condições de sol, vento e claridade do local onde a planta ficará. Em seguida, basta escolher o ornamento que mais se adapta à sua realidade:
- Orquídeas
Essa planta é tão bonita e delicada, que muita gente acaba até mesmo ganhando de presente. Disponível em diversas cores, deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. A coloração da folhagem pode indicar se ela se adaptou ou não: se estiver escura, mude a orquídea de local. Para saber quando regar tem que sentir a planta, colocar mesmo a mão na terra e verificar se está seca
- Samambaia
Com suas folhas longas e pendentes, o ideal é que fique em lugares altos ou em vasos suspensos. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra, mas ela também gosta de receber iluminação difusa. A principal dica é manter o solo úmido e cortar as folhas mortas para que brote novamente.
- Suculentas
Por terem raízes, folhas ou talos bastante grossos, permitem o armazenamento de água por longos períodos. São consideradas umas das mais fáceis de cuidar, basta observá-las com atenção: Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz.
- Árvore-da-felicidade
Alguns acreditam que essa espécie é responsável por trazer sorte ao seu dono, mas diz a lenda que isso só é possível se ela for ganhada de presente e não comprada. Acredite você ou não na superstição, o fato é que é uma planta muito bonita, mas que exige alguns cuidados no seu cultivo. Aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas. Fique atento: ela não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.
- Cacto
Ótima opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas, a espécie gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol seu cacto receber, mais robusto e bonito ele ficará, portanto, uma boa dica é deixa-lo na janela.