5 dicas para expandir o seu negócio.
Você já enfrentou diversos obstáculos para criar o seu próprio negócio e agora sente que chegou o momento de expandir? Se a resposta for sim, acredite os desafios não acabaram e, assim como no início, também será necessário muito controle, estratégia e planejamento. A recompensa, no entanto, certamente será satisfatória!
O modelo de negócio, tipos de produtos ou serviços e mercado em que você atua, irão influenciar nas decisões e caminhos futuros, mas listamos aqui algumas dicas que podem alavancar um negócio e torná-lo ainda mais competitivo e duradouro. Entenda quais mais se adaptam à sua realidade e leve seu negócio a um novo patamar:
Inovar
Inovar em produtos e serviços não necessariamente significa lançar novos artigos, muitas vezes basta uma renovação nos processos ou até mesmo no modelo de negócio, para mudar a percepção dos clientes em relação à sua marca. Uma organização preocupada em acompanhar e atender as necessidades dos seus clientes se torna mais atrativa e, consequentemente, mais lucrativa.
Abrir uma filial
Seja por uma oportunidade de aumentar a carteira de clientes ou a vontade de estar presente em mais regiões, abrir uma filial é um caminho comum de expansão. Mas lembre-se que é necessário ter estrutura, recursos para ampliar tanto a produção quanto a oferta dos serviços e produtos, além de capital suficiente para sustentar o novo empreendimento.
Fazer do seu negócio uma franquia
Outra opção é gerar negócio a novos investidores que queiram abrir unidades e levar sua marca adiante. Neste caso, você trabalharia com um modelo de franquias, onde outros empresários arcariam com o custo do novo negócio, mas contariam com seu conhecimento e experiência sólida no mercado em que atua. Portanto, é necessário que sua empresa apresente solidez financeira, estabilidade, além de um plano de crescimento bem definido.
Vender na internet
Criar uma loja virtual é uma forma de abrir as fronteiras do seu negócio. Esse tipo de comércio proporciona um maior alcance aos clientes, mas lembre-se que ganhar clientes na internet é tão rápido quanto perdê-los. Sendo assim, não basta criar um ambiente virtual e disponibilizar seus produtos e serviços – é preciso desenvolver um modelo operacional focado no perfil de seus clientes. Assim como em uma loja física, é imprescindível garantir que o usuário tenha uma boa experiência e torne-se um cliente fiel.
E se você está preocupado com o espaço para o estoque da sua loja virtual, é possível locar um box no DEPOSITe para este fim. Releia o post “Tem um e-commerce? Guarde seu estoque num self storage”.
Buscar oportunidades de licitações do governo
O governo é um dos maiores consumidores e considerado um ótimo pagador, portanto, uma boa oportunidade para pequenos negócios é participar de licitações públicas e compras governamentais. É muito importante entender muito bem o edital e atentar-se a todos os documentos exigidos para participar do processo, além, claro, de analisar os riscos e adotar as boas práticas de negócio.