Dicas de como armazenar o estoque de sua loja
Família reunida, ceia farta e troca de presentes… Não tem como não gostar do Natal! Sabe quem mais tem muito a celebrar nesta data? Os lojistas! Para o varejo, não existe melhor época para vender e, mesmo que o Brasil ainda esteja passando por uma crise econômica, é no Natal que as pessoas optam por gastar suas economias ou o 13º salário.
Se você é lojista e espera um crescimento nas vendas, certamente programou também um aumento em seu estoque. Aproveite então e confira algumas dicas para fazer a gestão do seu estoque nas épocas de maior giro comercial:
- Conheça o perfil de consumo de seus consumidores para adequar a demanda
O aumento do estoque não pode ser baseado em expectativas, mas sim em projeções. Avalie quanto vendeu na data nos últimos anos ou, caso sua empresa seja nova, faça um benchmark para prever o volume de compras esperado. Se estocar demais, pode acabar ficando com produtos encalhados nas prateleiras mas, se não investir o bastante, corre o risco de perder clientes e comprometer os lucros no final do ano.
- Preocupe-se com a qualidade em todas as etapas
Se você vende produtos ou serviços de ótima qualidade, já basta. Certo? Errado! É preciso se preocupar com a excelência em todas as etapas da jornada de compra, tanto em lojas físicas como virtuais. Nas físicas é preciso se preocupar com o atendimento, reposição de produtos nas gôndolas e limpeza, por exemplo. Já no e-commerce, se faz necessário entregar o produto em perfeitas condições, na data combinada.
- Gaste pouco com o armazenamento do estoque excedente
Provavelmente não valerá a pena alugar um imóvel somente para o estoque adicional, já que ele só aumentará de acordo com a sazonalidade. Por isso, o melhor custo-benefício é locar um espaço em um Self Storage – aliás, já falamos aqui sobre os benefícios de alugar um box particular para armazenar o estoque de e-commerce. Essa solução permite que você guarde o estoque da sua loja durante os períodos mais movimentados do ano, sem gastar muito e sem amarras, pois é possível rescindir o contrato na hora que quiser. Veja o que o DEPOSITe pode fazer pelo seu negócio.
- O que sobrar, vai para promoção!
Calculou mas mesmo assim sobrou? Tudo bem! Não deixe os artigos criando teias de aranha nas prateleiras e faça um saldão! Você sai ganhando e os clientes também 🙂
Boas vendas!